Ser Família de Acolhimento

O acolhimento de peregrinos é uma forma de participar na Jornada Mundial da Juventude, recebendo a Cristo em casa e ajudando os jovens a terem a melhor experiência possível na sua vivência ao longo da semana da Jornada.

As paróquias convidadas para receber jovens durante a semana da Jornada pertencem às Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal, conhecidas como Dioceses de acolhimento. O Comité Organizador Local irá alocar os grupos de peregrinos às paróquias destas Dioceses que se inscreveram para receber peregrinos e, posteriormente, cada paróquia fará a distribuição dos peregrinos pelas famílias, considerando a proximidade que têm com a comunidade em que se inserem.

• Que famílias se podem inscrever?

Podem inscrever-se famílias das Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal, as Dioceses de Acolhimento. Cada família tem de acolher um mínimo de 2 peregrinos por família/casa. Todas as faixas etárias poderão acolher peregrinos, considerando que o responsável de cada casa seja adulto.

• Onde se podem inscrever as famílias?

A inscrição das famílias deverá ser realizada através das paróquias das Dioceses de Acolhimento, Lisboa, Santarém e Setúbal, de acordo com o local de residência, e todo o contacto ao longo do acolhimento será feito em proximidade com as paróquias.

• Que tipo de casas podem receber peregrinos?

Não existe qualquer restrição para o acolhimento de peregrinos no que se refere à tipologia do alojamento, no entanto, será relevante indicar se a casa da família é um apartamento, moradia ou vivenda. Adicionalmente, caso tal se aplique, será importante referir se a família tem possibilidade para acolher peregrinos com mobilidade reduzida.