JMJ Lisboa 2023: Inscrições de Voluntários da Paróquia de Almada

Há muitas formas de viver uma Jornada Mundial da Juventude. Uma delas é como voluntário, elemento fundamental para a sua realização.

Ser Voluntário

Um voluntário é alguém consciente de ter uma missão. Existe algo por quem vale a pena oferecer-se. É essa oferta, livre e generosa, que dá ao voluntário a alegria e a consolação de saber que faz a sua parte neste mundo do qual todos somos responsáveis.

Na JMJ Lisboa 2023 o Voluntário vive na primeira pessoa o tema desta Jornada: Maria Levantou-se e partiu apressadamente. Querer servir o outro renunciando a algumas coisas pessoais, pela alegria que se encontra no serviço.

Com a responsabilidade de acolher muitos milhares de jovens na semana da Jornada, de 1 a 6 de agosto de 2023, as paróquias da Diocese de Setúbal necessitam de muitos voluntários para assegurar todo o serviço necessário.

Nas Paróquias de Acolhimento de Peregrinos (Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal) poderão inscrever-se voluntários a partir dos 15 anos (se forem menores, terão de ser acompanhados por um voluntário adulto, tutor). Os voluntários deverão ter sentido de responsabilidade, serviço e capacidade para trabalhar em equipa e com autonomia.

O voluntário, dependendo do seu perfil, poderá desempenhar funções diversas, como por exemplo fazer o check-in, prestar informação aos peregrinos, dar apoio na montagem de eventos, elaborar traduções, apoiar no transporte, distribuir pequenos almoços, entre muitas outras necessidades.

Para ser voluntário durante a JMJ Lisboa 2023 deverá ter disponibilidade total durante a semana em que decorre o evento (1 a 6 de agosto 2023) e também na semana anterior.

Participar na JMJ Lisboa 2023 como voluntário é uma experiência única. Porquê?

• Desenvolves competências decisivas para a tua vida pessoal e profissional;
  • Vives uma experiência de fé num ambiente multicultural;
  • Contribuis para tornar possível o maior evento para jovens em todo o mundo;
  • Ficas próximo do Papa e da Igreja.

Se deseja ser um Voluntário na JMJ Lisboa 2023, por favor preencha este formulário de pré-inscrição.