Quem somos?

"Uma comunidade de fé, de liturgia, de caridade, e sinal da presença de Deus no mundo; continuidade na exposição da palavra de Deus e na celebração do culto litúrgico; uma presença personificada da Igreja"

(Diretório dos Bispos, 175)

A paróquia de S. Tiago é a paróquia mais antiga da cidade de Almada, uma porção da Santa Igreja de Cristo presente nesta cidade do norte da diocese de Setúbal.

Uma paróquia "é uma determinada comunidade de fiéis, constituída de forma estável na Igreja particular, cuja cura pastoral, sob a orientação do bispo diocesano, se encomenda a um pároco, como seu pastor próprio" (Código de Direito Canónico, 515).

Enquanto paróquia territorial, outrora correspondente aos limites da antiga vila de Almada, a paróquia de S. Tiago está hoje limitada ao território da extinta freguesia de Almada.