Comunicado Procissão São Batista em Almada, a 23 e 24 de junho de 2023

07-06-2023

Após termos escrito, a 21 de abril de 2023, em nome da paróquia de Almada e da Cova da Piedade sobre a habitual procissão de S. João Batista a 23 e 24 de junho, como é obrigação legal, à Sra. Presidente da CMA e às autoridades pessoais passamos a comunicar o seguinte:

Fomos informados pelo comissário da PSP de Almada, em reunião, que não seria possível manter percurso habitual no dia 23 de junho. Após a nossa insistência no itinerário habitual foi reforçado da parte da PSP a falta de efetivos, a dificuldade acrescida de circular contra o sentido do trânsito, bem como, a necessidade de colaboração das instituições face aos novos tempos e necessidades. Após o pedido de envio de carta da nossa parte à PSP para ser analisada pelo conselho paroquial e párocos chegou a mesma com o seguinte teor:

"De acordo com o nº 1 do art.º 6, do DL 406/74, de 29 de agosto e com a pretensão de criar condições de segurança às pessoas que vão integrar a Procissão, bem como, garantir as condições indispensáveis à boa ordenação de trânsito e conforme comunicado hoje em reunião com o promotor, no dia 23 de junho o percurso vai ser alterado passando a ser o seguinte:

Saída da Igreja Matriz de S. Tiago de Almada (Largo 1º de Maio); Rua Henriques Nogueira;

Av. Heliodoro Salgado; Av. D. João I;

Rua Fernão Lopes até à Praça MFA; Av. D. Nuno Álvares Pereira;

Rua Direita;

Rua Cidade de Ostrava, até à Capela de S. João da Ramalha."


Posteriormente fomos convocados para reunião com Sra. Presidente da CMA Inês de Medeiros, juntamente com pároco da Piedade e Vigário forâneo no sentido de alterarmos a hora de procissão no dia 24 junho adiantando para as 17.30h a saída de S. João da Ramalha, a fim de este ano não ocorrerem sobreposições com celebrações do cinquentenário da elevação de Almada a município.

Enviou a Sra. Presidente carta dirigida às paróquias que, tal como a da PSP, foi lida no fim das missas.

Teve aceitação com propósito de não serem as comunidades paroquiais de Almada e da Piedade apontadas como fonte de divisão nas celebrações e não ocorrerem sobreposições celebrativas (religiosas e profanas) nas ruas de Almada, nesse dia. Ainda respeitado o princípio que, obviamente defendemos, da liberdade de participação de cada pessoa no que assim entender!

Foi este o teor da carta vinda da Sra. Presidente:

"No seguimento da nossa reunião de 23 de maio de 2023 incube-me a Sra. Presidente da Câmara Inês de Medeiros de lhes transmitir a seguinte mensagem respeitante à articulação entre a Procissão em honra de S. João Baptista e o Cortejo dos 50 Anos da Cidade de Almada.

Este ano celebramos o quinquagésimo aniversário da elevação da vila de Almada a cidade. Esta efeméride é um importante marco, que nos convida a refletir sobre o passado do nosso território e comunidade, projetando o seu presente e futuro. Assim, encarámos a importante missão de celebrar este aniversário cientes de que não devíamos, nem poderíamos, em circunstância alguma, fazê-lo sem todas e todos aqueles – associações, coletividades, clubes, forças de segurança e entidades religiosas

– que diariamente constroem este território de muitos. Nesse sentido, o Município idealizou um conjunto de iniciativas e projetos que integram um programa de Comemorações dos 50 Anos da Cidade de Almada. Foi nesse âmbito que surgiu a ideia de uma grande celebração pública, nas ruas da cidade, e que se concretiza no projeto do Cortejo dos 50 Anos da Cidade de Almada. Ora, este evento não poderia ocorrer noutro dia senão aquele que os almadenses associam ao dia da cidade, o dia do seu Santo Padroeiro - o 24 de junho, dia de S. João.

Precisamente nesse dia de S. João, 24 de junho, acontece o tradicional regresso da imagem de São João, da capela de S. João da Ramalha à Igreja Matriz de S. Tiago de Almada. Reconhecendo a importância desta tradição popular e o envolvimento ativo de toda a comunidade dos crentes, o Município nada pretende mais do que uma verdadeira articulação e a inclusão da Procissão na programação e comunicação das


Comemorações dos 50 Anos da Cidade de Almada. Contudo, estamos cientes que tal só será possível se as comunidades das paróquias de Almada e Cova da Piedade e das suas respetivas comunidades derem o seu consentimento.

Tendo esse desejo em vista, vimos propor que o regresso da imagem santa, a Procissão em honra de S. João Baptista, no dia 24 de junho, possa ser ligeiramente antecipado para as 17h30, de forma a dar a possibilidade a todas e todos os que desejam tomar parte nesta cerimónia de poderem assistir e participar posteriormente no Cortejo dos 50 Anos da Cidade de Almada, para o qual propomos que a partida seja adiada a partida para as 19h00.

Acreditamos que esta efeméride e as correspondentes comemorações reúnem as condições de excecionalidade que justificam o antecipar da partida da Procissão, permitindo a articulação entre ambas as ocasiões e refletindo o espírito de harmonia e colaboração existente em Almada entre o poder local democrático e as entidades religiosas, algo que o Município está certo que seja de igual importância para V. Exas."

Assim o percurso da procissão de S. João Batista no dia 24 de junho mantém-se o mesmo (minimizando a alteração de percurso do dia anterior) sendo só a hora este ano, excecionalmente adiantada para as 17h30, face a pedido insistente da Sra.

Presidente da CMA, com um mês de antecedência!

Assim o nosso esforço vem no sentido de serviço aos almadenses bem como na esperança de uma maior cooperação da CMA com aqueles que servem as pessoas em Almada como a paróquia de Almada e Cova da Piedade, na sua grandíssima dimensão social!

Apelando assim à compressão e cooperação de forma especial a quantos participam nas duas procissões, expressão de fé das paróquias envolvidas.

Almada, 5 de junho de 2023

Pe. Marco Luís, Pároco de Almada e Pe. José Pinheiro, Pároco da Cova da Piedade