Dom Américo Aguiar celebra a Missa paroquial em Almada

14-04-2024

D. Américo Aguiar, Cardeal-Bispo de Setúbal, celebrou no III Domingo Pascal, dia 14 de Abril às 11h30 na paróquia de Almada.

O sino tocou e anunciou a sua chegada, o coro acolheu a sua entrada solene e, após um momento de oração e paramentação na sacristia, começou a procissão solene. A Santa Missa teve início após uma palavra de acolhimento da coordenadora da catequese e membro de conselho pastoral.

D. Américo começou exortando os paroquianos a rezarem pela paz.

Na homilia, partindo das leituras da Liturgia, o bispo de Setúbal meditou na experiência do encontro dos discípulos com Cristo Ressuscitado, percorrida ao longo dos três primeiros domingos do tempo Pascal. Para os apóstolos, esta experiência exigente face a Cristo morto que aparece Ressuscitado, leva-os à experiência da alegria da Sua presença viva e gloriosa. O cardeal exortou igualmente à atenção e cuidado para com os que estão mais sozinhos em casa.

No fim da celebração, recebeu três prendas da comunidade paroquial: uma carta dos meninos do centro São João Bosco juntamente com uma réplica da imagem de N. Sra. da Assunção, padroeira da Igreja paroquial, sendo embora S. Tiago o padroeiro da paróquia; uma mitra bordada por uma paroquiana; e, ainda, a saudação dos sete novos irmãos na fé pelo batismo e primeira comunhão na solene vigília Pascal.

No fim da celebração, no adro da Igreja, saudou individualmente os fiéis da grande assembleia eucarística. De seguida, almoçou com os membros do conselho de gestão do centro social e paroquial de Almada, do qual fazem parte também membros do conselho económico e pastoral paroquial. Na alegria da visita de D. Américo Aguiar continuamos a percorrer o caminho Pascal.