Oração pelos cristãos perseguidos com testemunho da Ir. Guadalupe
No passado dia 24 de novembro, decorreu na Igreja Matriz de S. Tiago de Almada uma iniciativa organizada pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) de oração pelos cristãos perseguidos, que contou com o testemunho da Irmã Guadalupe (instituto do Verbo Encarnado) vinda da Síria.
Depois da oração, esta irmã de origem argentina e em missão na Síria partilhou com os presentes um forte testemunho vivo de fé e perseverança dos nossos irmãos cristãos no médio Oriente diante da perseguição de que são alvo, no caso da Síria, por parte do Daesh e de outros grupos terroristas.
Este testemunho revelou a importância da oração e trabalho pela paz na Síria e pela resolução dos conflitos militares e geopolíticos que marcam constantemente o quotidiano daqueles nossos irmãos. Mas mais do que qualquer outra coisa, estas histórias concretas de perseverança na radicalidade da vida em Cristo não obstante a realidade da perseguição e do martírio, convocaram todos os presentes para a vivência de uma vida de fé autêntica e com radicalidade, numa sociedade onde diante da liberdade religiosa nos resignamos a esconder os sinais e as consequências de sermos cristãos.
O sangue dos nossos irmãos perseguidos e a determinação com que não hesitam em dar a sua vida por Cristo nos impelem simultaneamente ao fervor na vivência da fé "não pela metade" - dizia a irmã Guadalupe - "mas inteira" e à pacificação diante de qualquer perseguição que a fidelidade a Deus no-lo fizer sofrer.
